Uma história que começa doze anos atrás. Um encontro entre quatro pessoas que pelos corredores de uma Universidade trocam sonhos, desejos, anseios, receios e medos diante um futuro de incertezas: O que fazer aqui-e-agora? Como seguir em frente?
Juntas essas pessoas construíram e movimentaram um sonho que iluminou o labirinto em que se encontravam, e com a colaboração de grandes parceiras e parceiros, desbravaram um caminho que possibilitou mudanças íntimas e existenciais.
Assim foi criado o Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa. Nesse processo surgiu um nome: Areté. E encontraram também um significado: Facilitar a busca pela essência e a atualização da potencialidade humana dentro do âmbito acadêmico e clínico. Nessa busca encontraram uma flor que com seu traçado risca a existencialidade de todos que por ela são tocados.
Uma flor que em sua beleza manifesta os princípios de uma Psicologia Humanista, conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa desenvolvida por Carl Rogers. Essa abordagem acolhe a pessoa que está em busca do autoconhecimento e atualização de suas possibilidades. Uma Psicologia que busca facilitar o mergulho do ser na própria existência em um espaço de aceitação incondicional, de relações genuínas e de compreensão empática.
E no encontro Centrado na Pessoa do Cliente e na Pessoa do Terapeuta a flor de Lótus promove seu encanto e simboliza a mudança que emerge. Uma mudança que promove a atualização do cliente e do terapeuta, assim como da flor que se atualiza a cada manhã, a cada mergulho, a cada momento.
Nesse processo, após doze anos não é mais possível mergulhar nas mesmas águas. Agora é chegada a hora de um novo mergulho em águas contemporâneas e de uma nova atualização. É chegada a hora de ouvir a tendência atualizante da flor de Lótus e confiar na tendência atualizante do Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa – Areté. Atualizar esse espaço de atuação comprometido com os princípios éticos e humanistas na promoção e atualização do poder pessoal.
O Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa – Areté emerge e aqui-e-agora com uma nova Marca que personifica o pensamento de Rogers ao afirmar o constante processo de devir, do vir a ser de cada um de nós, refletindo a verdadeira essência do ser.
Equipe Areté